sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Intrigas de Estado - Filme e Minissérie























Quem aí já assistiu o filme Intrigas de Estado, thriller investigativo com Russell Crowe e Ben Affleck e gostou? 

Nem todos sabem, mas o filme é adaptado de uma série mega foda produzida pela BBC. Com seis episódios de quase uma hora de duração, a série apresenta praticamente a mesma trama do filme. A diferença é que na TV à história pode ser mais trabalhada e , portanto, acaba sendo mais detalhada que o filme. 


"Stephen Collins (David Morrissey) é um ambicioso político em ascensão que está nas manchetes ao gerenciar uma comissão governamental sobre energia. Sua reação ao saber da morte de uma assistente num acidente no metrô levanta suspeitas de um caso amoroso entre os dois e cria uma saia justa com sua esposa (Polly Walker). Ao investigar o caso para tentar livrar a cara do amigo Collins, o jornalista Cal McAffrey (John Simm), começa a perceber que o incidente teve pouco de acidental e na verdade encobre uma caso de espionagem."

State of Play foi ao ar em 2003 na televisão britânica. O roteiro é assinado pelo próprio criador Paul Abbott (também seriado Shameless) e a direção por David Yates (Sim, o diretor de Harry Potter), que algo primoroso e charmoso; rico em detalhes que fazem toda a diferença no final. 

O programa prende atenção do início ao fim. O clima de thriller investigativo e os climax  funcionam muito bem, principalmente devido ao ótimo trabalho de edição e a excelente trilha sonora. 

Quem já assistiu ao filme pode até estranhar o piloto da minissérie, pois é um outro elenco e não tem astros de Hollywood como Russel Crowe e Ben Affeck. Em State of Play, Minissérie, temos David Morrissey ( Sim, é ele, o próprio governador de The Walking Dead), Bill Nighy, Kelly MacDonald e John Simm; que interpreta o personagem central e consegue roubar a cena dos demais (no filme o mesmo personagem é vivido por Russel Crowe).

Vale lembrar que James McAvoy também faz parte do elenco. E foi nesse trabalho que comecei a mudar de opinião sobre seu talento. 

Em relação ao filme, o final foi modificado. Não o que acontece, mas o momento em que acontece. No filme é possível se surpreender bem mais com a reviravolta da trama. Talvez o fato de já saber o que iria acontecer pode ter influenciado nessa questão, ou não. Mas, em todo caso, uma modificação entre um material é outro é sempre necessária, afinal, um filme tem no máximo duas horas de duração. E, por isso, a trama foi toda condensada. A maior diferença, que se pode notar logo de cara, é que o personagem de Bill Nighy acabou virando uma mulher (Helen Mirren).


Intrigas de Estado, filme e minissérie, se encontram disponíveis em DVD. Se você gosta de um bom thriller político e investigativo, seria interessante conferir os dois materiais, mesmo eles apresentando a mesma trama.  Aqui percebemos as diferenças entre  fazer cinema e fazer TV.