quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Eternos Heróis



Filmes ao estilo “Conta Comigo” e “Os Goonies” marcaram uma geração. Por isso hoje em dia não é raro ver  outros filmes que bebem da mesma fonte que esses clássicos da sessão da tarde. Um bom exemplo disso é Eternos Heróis, adaptação de uma peça teatral e uma quase versão inglesa do primeiro filme citado neste post.  A maior diferença é que neste temos um fato histórico como plano de fundo.

Irlanda, 1970. Num país dividido, onde as pessoas tem medo de seus próprios irmãos, uma amizade entre dois garotos quebra todas as barreiras e imposições de uma sociedade triste e amedrontada. Obcecados pelos heróis do faroeste Butch Cassidy e Sundance Kid, Michybo e Johnjo vivem num mundo de fantasia, até que um dia comentem um pequeno e insignificante crime vai mudar suas vidas para sempre.

O maior destaque no filme é o personagem Mickybo, interpretado, tão simpaticamente, pelo estreante John Joe McNeill. O garoto é uma figura, impossível não se impressionar com sua atuação. E, aliás, isso é algo que precisa acontecer, ou o final do filme não será tão impactante. 

Falando em final, Eternos Heróis tem um dos finais mais emocionantes que já vi, de cortar o coração mesmo. E não esperava por isso no filme, é quase que uma facada, sabe?! E é devido esse final que a gente mais se lembra de Conta Comigo, pois temos ali o adulto se lembrando de sua infância, de seu melhor amigo. Outro ponto positivo deste filme são as referências, com direito a cenas do próprio filme, a Butch Cassidy e Sundance Kid. Referências sempre valem a pena, não é mesmo? Eu mesmo, gosto muito!

Temos os pontos positivos, e claro, também temos os negativos. O que me desagradou bastante foi a parte histórica não ser tão abordada no roteiro. Nesse caso, tudo fica superficial demais. Toda aquela trama da divisão é interessante demais para ser deixada de lado. Para vocês não ficarem por fora, e facilitar o entendimento de Eternos Heróis, a trama mostra, ou tenta mostrar, o 'The Troubles'; conflito étnico ocorrido na  Irlanda do Norte entre católicos e protestantes. Um assunto bastante complexo, que para mais detalhes só pesquisando mesmo.

Pode até  parecer desnecessário conferir esse filme, afinal, para que ver algo que já foi visto antes e algo que não aborda seu tema de maneira satisfatória? Olha, nesse caso, até que vale a pena sim, principalmente pelo jovem John Joe McNeill  e pelo final que, como diria o personagem principal,  é  “Pure Classic”. E se é clássico, estamos dentro!

Ah, a cena que abre o filme é muito legal. Que tal uma olhadinha rápida nela? |CENA DE ABERTURA DE ETERNOS HERÓIS| Aproveita e confere o trailer também.  |VER TRAILER DO FILME|


terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Os Melhores Posters de 2011

Amigos cinéfilos, deixo aqui, depois de semanas sem postar nada, minha lista dos 10 melhores poster de 2011. O post é uma resposta a um outro post publicado no blog [http://sateliteassassino.blogspot.com/2012/01/os-11-melhores-cartazes-de-2011.html] do Alan Raspante. Só ele mesmo pra me fazer a atualizar este blog.