domingo, 8 de abril de 2012

Terra de Sonhos (2002)


Qual o peso da morte em nossas vidas? Imenso, é claro! Depois que perdemos alguém que amamos tudo pode mudar, e é sobre essas mudanças um dos temas principais do filme "Terra de Sonhos (In America)", de 2002, dirigido por Jim Sheridan. 

Na história contada pelo diretor, conhecemos Christie, uma menina de 11 anos que narra como esse processo de aceitação (da morte do irmão) mudou sua a vida e de sua família. Logo de Inicio conhecemos todos os personagens dentro de um carro, já que estão acabando de chegar a América. Para eles, essa é a oportunidade de começar tudo do zero, mas nem tudo é tão simples e fácil como pensamos ser. Um lugar novo pode não ser bem uma solução para os nossos problemas.

Nascido em Dublin, Sheridan ficou mundialmente conhecido pelos filmes "Meu Pé Esquerdo" e "Em Nome do Pai" onde dirigiu o excelente ator Daniel Day-Lewis. Em Terra de Sonhos ele acaba nos apresentando a uma excelente história sobre Imigração, relatando os prós e os contras sobre o assunto em questão. Além é claro de, como já foi dito, falar sobre perdas. 

O elenco é incrível, cada um dos integrantes faz uma excelente atuação, porém, o destaque fica mesmo com as irmãs Sarah e Emma Bolger. Samatha Morton também merece atenção, a atriz que interpreta a mãe dessa família, já que foi indicada ao Oscar 2002 pelo papel. E, claro, não podemos nos esquecer de Paddy Considine, que é ator que vem se destacando muito, ainda mais agora com "Tiranossauro", seu primeiro longa metragem como diretor.

O roteiro é cheio de referências ao filme "ET- O Extraterrestre" de 1982. A trama se passa na época de seu lançamento e os personagens até assistem ao filme no cinema. De início isso aparenta ser apenas uma singela homenagem a esse clássico de Steven Spielber, mas as referências ganham peso quando um dos personagens (Interpretado por Djimon Hounson, que também foi indicado ao Oscar pelo papel) usa a história para tentar explicar a uma das irmãs o "porque" da "Morte". Aliás, essa cena é de chorar!

Está aí mais um filme feito para emocionar e nos fazer refletir sobre nossas próprias vidas. Com certeza vale a pena ver e rever sempre essa jornada familiar. Ainda mais tendo um elenco tão bom e um diretor excepcional.

ASSISTA O TRAILER DE TERRA DE SONHOS

Um comentário:

  1. Acredita que há anos esse filme está na minha lista? Não sei por que não o vejo! Acho que vou fazer isso em breve, ou, então, esperarei quando formos analisar 2004 no blog, que acha?

    ResponderExcluir